quarta-feira, maio 10, 2006

Os TFT são mais baratos que os CRT

Este post vem um bocado fora de horas. De facto, nos dias que correm ninguém no seu perfeito juízo compraria um monitor CRT, especialmente com os preços dos TFT a cair em flecha. No entanto, essa raça obsoleta de periféricos subsiste, e por isso vou prosseguir estóicamente com o artigo.

Qual é mais barato? Um monitor CRT ou um monitor TFT? Parece uma pergunta simples e directa. No entanto, tal como as lâmpadas de alta duração, convém não esquecer que os produtos mais antigos consomem mais electricidade, e que no fim do mês a electricidade paga-se - cada vez mais.

Antes de mais os concorrentes:

-> Monitor CRT Preço base: €129

-> Monitor TFT Preço base €189

Além disso, convém notar o seguinte:


Há uma diferença entre área útil e área total em monitores CRT.
Nos TFT isso já não acontece.


O que isto quer dizer é que as áreas úteis de ambos os concorrentes são diferentes.

Monitor CRT
-> Área útil (assumindo uma diagonal de 15in):108 SqIn (polegadas quadradas)

Monitor TFT:
-> Área util: 138.72 SqIn

Agora vamos levar em conta o consumo electrico. O CRT gasta 80W, mais 40 que o TFT. Ambos os monitores têm garantia de 2 anos. Eu uso o meu PC durante pelo menos 8 horas por dia. Por este raciocínio, ao longo de 2 anos o TFT vai gastar €23.36, mas o CRT vai gastar €46.72.
Se Custo total=Custo Capital+Custo Energético, o preço do TFT é €212.26 e o do CRT é €171.96.

Agora o passe de mágica: vamos calcular a relação preço total/área útil.

Monitor CRT
-> 171.96/108=1.6 (€/SqIn)

Monitor TFT
-> 212.26/138.72=1.53 (€/SqIn)

O TFT é 4% mais barato.

11 Comments:

Blogger zaok said...

agora, os TFT's não são tão bons para jogar , cs por exemplo ( se bem que eu não sou assim tão picuinhas, alias vou comprar um TFT asap ) que os badjolos dos CRT. TFT's são muito melhores, mais giros e mais tudo :P

12:08 da tarde  
Blogger Caetano said...

eu sei que não tem nada a ver com isto, mas visto que este blog fala se ciencia: http://www.metacafe.com/watch/55826/who_can_explain_this/

Explica la isto! :D

5:03 da manhã  
Blogger francisco feijó delgado said...

Está lá explicado nos comentários... é um supercondutor de alta temperatura!

12:09 da tarde  
Blogger zaok said...

brutal ahah

12:16 da tarde  
Blogger rosé mari said...

não é mito vasco, é verdade.

por duas razões: em primeiro lugar, a refresh rate dos TFT não ultrapassa os 85 hz, sendo que qualquer CRT hoje em dia chega aos 120hz (estou a falar de uma resolução média de 800x600). a partir dos 100hz notas pouca diferença, agora de 85 para 100 é o suficiente para ficares com uma dor de corno e a chorar dos olhos depois de uma hora a jogar;

a segunda razão está relacionada com o delay da imagem nos TFTs. os de última geração têm cerca de 2ms, o que já é bom, mas a imagem não deixa de arrastar nos jogos, o que perturba bastante o jogo e n é nada bom para os olhos. os crts, por seu lado, não têm delay.

de qualquer forma, os 2ms até se suportam (neste último ano houve uma evolução brutal, há um ano não havia TFT abaixo dos 15ms +/-), agora o problema dos hz é um tiro nos cornos!

9:36 da tarde  
Blogger zaok said...

aí está :P

12:09 da tarde  
Blogger zaok said...

o meu monitor é um Philips 107s e tem.. 7 ou 8 anos, e já tem forma de uma garrafa de coca cola lol e serve ! afunila e tal, mas vê-se imagem, tenho de jogar/contentar com aquilo que tenho

11:47 da manhã  
Blogger zaok said...

não sei a que investimento te referes !

11:48 da manhã  
Blogger rosé mari said...

são?foram sff.

2:10 da manhã  
Blogger zaok said...

ah sim, foi bastante cara a placa (á volta de 500 e poucos euros) mas repara que o computador que eu tinha antes um p3 500 com uma riva tnt 16 mb não dava para fazer upgrade. e seguindo a tua linha de raciocínio, contando que mantive o meu monitor, e desde que as comprei não alterei nenhuma das minhas peças do computador ( e honestamente não faço ideia quantos wats gasta o meu monitor porque é insignificante) foi um bom investimento visto já terem quase 4 anos!

11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

epa, voces têm é que deixar de se preocupar com essas coisas e roubar um tft, como eu. assim nao se podem queixar e só gastam electricidade!

12:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home