Esta merda não vira?!
Esta é pergunta mais comum que se ouve a bordo, especialmente quando o barco vai à bolina (ou seja, a velejar com o vento de frente), porque nestes casos o barco inclina-se bastante.
A resposta simples é que o barco não se vira porque tem uma quilha, uma barbatana que sai da parte inferior do barco, com um naco de chumbo no fundo, que serve para que contrariar a inclinação do barco. Nos barcos da America's Cup, a quilha pesa 20 toneladas e representa 80% do peso do total da embarcação
Mas há outro motivo. À medida que o barco fica mais e mais inclinado, a vela deixa de captar vento.
Nessa altura a quilha passa a mandar no barco, e este endireita-se. Por isso é que barcos com quilha raramente se viram - só com muito mau tempo.
A resposta simples é que o barco não se vira porque tem uma quilha, uma barbatana que sai da parte inferior do barco, com um naco de chumbo no fundo, que serve para que contrariar a inclinação do barco. Nos barcos da America's Cup, a quilha pesa 20 toneladas e representa 80% do peso do total da embarcação
Mas há outro motivo. À medida que o barco fica mais e mais inclinado, a vela deixa de captar vento.
Se o barco se inclinar demais, a vela fica
paralela ao vento e este deixa de se sentir
paralela ao vento e este deixa de se sentir
Nessa altura a quilha passa a mandar no barco, e este endireita-se. Por isso é que barcos com quilha raramente se viram - só com muito mau tempo.
3 Comments:
e tu van, tens quilha ou viras ? :P
mas já vi um inclinar-se tanto que a porra da vela fica em baixo de agua ou é apanhada por uma onda, e a partir daí não vês barco, vês quilha e uma quantidade de malta a nadar
Para quando um post sobre HydroFoils ...?!
Vamos lá pensar "outside of the box"
Quilhas, Bolina, America's Cup já toda a gente conhecia isto não descobriste a polvora !
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