sexta-feira, janeiro 20, 2006

Open-Source

«As I'm sure you know, it's damn hard to make a modern movie for release in theaters without using free software [software livre]. They benefit from the work we do all the time. Modern special effects, which are what their remaining lousy little business depends upon, are impossible without us. Not withstanding that they are uniquely indebted to us for what they do, they still refuse to respect our users' rights.»

Ebem Moglen, conselheiro legal da Free Software Fondation (FSF), numa entrevista à News.com, comentando a aparente hipocrisia dos grandes estúdios de Hollywood, que editam os seus filmes em plataformas livres (Linux, suponho), mas no entanto tencionam dotar o produto final de DRM (restricções tecnológicas em conteúdos digitais, normalmente musica e filmes, que restringem o uso do dito, por exemplo só poder abrir uma vez ou num certo PC, não poder ser copiado, não poder ser gravado em CD, etc.). Como resposta a isto, a terceira versão da famosa licença GPL (também da autoria de Moglen, e sob a alçada da FSF) um dos EULA's (aquele texto que aparece durante instalação de um programa do qual toda a gente diz "I agree") mais usados no mundo do open-source, aparentemente vai proibir taxativamente - e em suma incompatibilizar - boa parte do software livre (todo o que optar ser governado pelo GPL) com os DRM's.

O que isto quer dizer é que ou os estúdios de Hollywood escolhem outros caminhos para a sua cruzada contra a pirataria, ou vão deixar, legalmente, de poder editar os seus filmes sobre plataformas livres.

A Free Software Fondation, originalmente o Che Guevara da informática é agora o centro das atenções de negócios de biliões de dolares, num claro sinal do poder do trabalho colaborativo e da computação paralela e um aviso do que está para vir. The Revolution Will Not Be Televised - The Revolution Will be Open-Source.

1 Comments:

Blogger zaok said...

oh carrinha zeleste, e meteres ai algo novo e assim com piada/giro/something completly new ? :P

11:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home