segunda-feira, março 20, 2006

Rede KAD: Nem tudo o que brilha é ouro

Quando eu era pequenino, o meu pai contou-me a historia do "escudo e da espada". Na realidade não era bem uma história, mas sim uma descrição da forma como duas tecnologias adversárias se estão sempre a superar: primeiro, inventa-se a espada,depois o escudo. Depois uma espada mais afiada, depois um escudo melhor, etc.

A actual situação de guerra entre as discográficas e as novas tecnologias P2P é algo semelhante. A industria fecha o Napster, as redes passam a ser descentralizadas.
No entanto as mais recentes redes (eMule e BitTorrent) dependem de alguma forma de entidades centralizadas (eMule: servidores, o BitTorrent: "trackers"). Porquê correr o risco de ser apanhado pela RIAA ou pela MPAA?

Ao mesmo tempo, os utilizadores do eMule e do DC riem-se dos esforços das industrias e sustentam que a rede KAD (que corre "por cima" do eMule e do DC) é indestrutível, porque não depende de um servidor central.

A questão é: se a rede KAD é tão boa como isso, porque é que os líderes do esforço pirata implementam tecnologias centralizadas?
A triste verdade é que a rede KAD tem 2 grandes desvantagens:
  • Cada pedido pode alcaçar no máximo 8000-10000 PC'c. Numa rede com 3 milhões de clientes, ninguém me garante que o vou encontrar o que procuro.
  • Uma pesquisa pela rede pode demorar vários minutos a chegar, e não se pode fazer mais que uma de cada vez, o que é extremamente frustrante.
Isto não parece tão dramático como isto, quando se está à procura do Love Generation, mas para encontrar uma cover de uma banda Indie feita por outra banda Indie, já se tornam evidentes as limitações. Não se pretende exterminar a pirataria, mas sim dificulta-la, e neste capítulo a Industria está a ganhar.

3 Comments:

Blogger zaok said...

still, Kademlia é muito bom. Basta estar ligado um dia com uma queue list de 10Gb para chegar ao fim do dia e.. voilá ! :P

mas olha que o mirc também é muito para para p2p, há imensas redes com canais expecíficos e funciona muita bem

4:02 da tarde  
Blogger Galiano said...

Infelizmente p/ as discograficas sao os ditos love generation k lhes geram as grandes receitas. Pk se fores um apreciador de musica ao ponto de procurares um cover duma banda k nnc nng ouviu falar, tao provavel tb estas disposto a gastar algum dinheiro em cds.

9:02 da tarde  
Blogger zaok said...

também é verdade, são as massas que dão dinheiro !

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home