quarta-feira, maio 10, 2006

Os TFT são mais baratos que os CRT

Este post vem um bocado fora de horas. De facto, nos dias que correm ninguém no seu perfeito juízo compraria um monitor CRT, especialmente com os preços dos TFT a cair em flecha. No entanto, essa raça obsoleta de periféricos subsiste, e por isso vou prosseguir estóicamente com o artigo.

Qual é mais barato? Um monitor CRT ou um monitor TFT? Parece uma pergunta simples e directa. No entanto, tal como as lâmpadas de alta duração, convém não esquecer que os produtos mais antigos consomem mais electricidade, e que no fim do mês a electricidade paga-se - cada vez mais.

Antes de mais os concorrentes:

-> Monitor CRT Preço base: €129

-> Monitor TFT Preço base €189

Além disso, convém notar o seguinte:


Há uma diferença entre área útil e área total em monitores CRT.
Nos TFT isso já não acontece.


O que isto quer dizer é que as áreas úteis de ambos os concorrentes são diferentes.

Monitor CRT
-> Área útil (assumindo uma diagonal de 15in):108 SqIn (polegadas quadradas)

Monitor TFT:
-> Área util: 138.72 SqIn

Agora vamos levar em conta o consumo electrico. O CRT gasta 80W, mais 40 que o TFT. Ambos os monitores têm garantia de 2 anos. Eu uso o meu PC durante pelo menos 8 horas por dia. Por este raciocínio, ao longo de 2 anos o TFT vai gastar €23.36, mas o CRT vai gastar €46.72.
Se Custo total=Custo Capital+Custo Energético, o preço do TFT é €212.26 e o do CRT é €171.96.

Agora o passe de mágica: vamos calcular a relação preço total/área útil.

Monitor CRT
-> 171.96/108=1.6 (€/SqIn)

Monitor TFT
-> 212.26/138.72=1.53 (€/SqIn)

O TFT é 4% mais barato.

terça-feira, maio 09, 2006

Esta merda não vira?!

Esta é pergunta mais comum que se ouve a bordo, especialmente quando o barco vai à bolina (ou seja, a velejar com o vento de frente), porque nestes casos o barco inclina-se bastante.

A resposta simples é que o barco não se vira porque tem uma quilha, uma barbatana que sai da parte inferior do barco, com um naco de chumbo no fundo, que serve para que contrariar a inclinação do barco. Nos barcos da America's Cup, a quilha pesa 20 toneladas e representa 80% do peso do total da embarcação
Mas há outro motivo. À medida que o barco fica mais e mais inclinado, a vela deixa de captar vento.


Se o barco se inclinar demais, a vela fica
paralela ao vento e este deixa
de se sentir

Nessa altura a quilha passa a mandar no barco, e este endireita-se. Por isso é que barcos com quilha raramente se viram - só com muito mau tempo.

segunda-feira, maio 08, 2006

Saquem músicas! Saquem desesperadamente! Tirem tudo o que puderem, até não caber mais! Roubem como se não houvesse amanhã!!