terça-feira, junho 28, 2005

Faz merda enquanto podes!

No one should take themselves so seriously
with many years ahead to fall in line,
why would you wish that on me?
I never want to act my age!
What's my age again?
What's my age again?

Blink 182 - Whats My Age Again (2000)

quinta-feira, junho 23, 2005

O meu dia de anos

Todos os anos recebo mensagens de parabéns mais ou menos iguais (o que não me choca nada, porque todos os meses mando mensagens de parabéns onde só muda o nome). Em todas elas me perguntam o que é que eu vou fazer e algumas pessoas inclusivamente sugerem que eu tenha um dia em grande. Este ano decidi levar essas mensagens a sério.

Acordei por volta das 7, o sol tinha acabado de nascer. Acordei cedo porque tinha o instrutor de queda livre à minha espera e não queria apanhar transito na A5. No caminho disse ao Jarbas para evitar o Marquês (as limusinas não se dão bem com rotundas). Cheguei lá um bocado atrasado e o Cessna já estava a aquecer os motores e o Emanuel (instrutor) já tinha carregado os pára-quedas para o avião. A cerca de 2000 pés o piloto deu o sinal e nós saltamos. A descida foi gira, mas acho que não teve bem o impacto que as pessoas que me mandam mensagens a recomendar um dia em grande esperariam. Foi para isso que pedi o Testarrossa emprestado.

A viagem foi um bocado lenta, para as minhas expectativas...lisboa-algarve em 1h 15m é um bocado, para quem vai a 260, não acham? Bom, aquele episódio com o policia não favoreceu a média, mas eu expliquei-lhe que fazia anos e ele disse "ah, então o senhor está claramente a ter um dia em grande, faz favor de circular!". Voltei a chegar atrasado e pedi desculpas ao Gigi. O gajo disse que não havia problema - afinal, um dia em grande é um dia em grande.
Comi um peixinho grelhado (não sei se era um peixe, acho que era um espécie de baleia, daquelas que estão em extinção), que estava "daqui". Convidei o Scolari para almoçar, e aproveitei para lhe atirar umas verdades à cara (sobre selecção e aquele bigode anos 80). Fiquei com a sensação que ele não gostou de ouvir (especialmente a parte do bigode), mas como eu fazia anos e estava a ter um dia em grande, fechou o bico.

Depois do almoço dirigi-me ao aeroporto, porque nem a 260 iria chegar a horas ao Oceanário, que fecha às 8 e eu tinha que estar lá 2h antes para equipar, verificar as garrafas de ar, afiar os facalhões, etc. Os mergulhadores do oceanário são muito rígidos e só me deixaram mergulhar com eles porque, enfim, é só uma vez por ano. Aproveitei a viagem de helicóptero até lá para ver as melhores partes do "jaws", para me meter no espírito certo, o que foi um erro, porque depois de ver o "jaws" a devorar metade de um barco, os tubarões do Oceanário não têm piada nenhuma, nem sequer provocados.

A hora do jantar aproximava-se e eu estava cheio de curiosidade para saber se o bife do Elefante Branco era tão bom como diziam. Ao jantar aproveitei a ocasião para conhecer melhor a Andrea (a puta chic que me fez companhia) e praticar o meu italiano.
O resto da noite deixo a cargo da vossa imaginação, mas uma coisa é certo: foi em grande!

sábado, junho 18, 2005

"Eu vou fazer isto porque é a coisa correcta"


Does it comfort you to know you fought the good fight?
Basking in your victory,
Hollow and alone.
While you boast your bitter bragging rights
to anyone who'll listen,
While you're left with nothing tangible to gain
...

Dashboard Confessional - The Good Fight (2001)

domingo, junho 12, 2005

O que ando a jogar



Transformers no venerável ZX Spectrum.

Grandes pensamentos do nosso tempo

"Beber cerveja sem alcool é como dançar com a irmã."

sexta-feira, junho 10, 2005

No Shit, Sherlock?

Ontem foi à 75ª feira do livro de lisboa. Enquanto deambulava pelos pavilhões (chamar aqueles barracos pavilhões é uma generosidade linguistica) vi um livro que me chamou a atenção. Chamava-se "Livro das Respostas" (podem vê-lo aqui ou aqui). O livro promete responder a todas as perguntas do leitor. Algumas das peguntas sugeridas são: «o emprego ao qual me estou a candidatar será o ideal?» ou «Deverei viajar este fim-de-semana?». Vamos só pensar um bocado nisto. A autora acha sinceramente que há pessoas que vão fazer planos profisisonais baseados numa pagina ao acaso. Ok.
Mas quem sabe? Podia funcionar. Assim sendo resolvi experimentar. Naturalmente, a única pergunta que surgiu na minha mente preversa foi:

"Terei sexo esta noite?"

Peguei no livro e com um ar sereno e confiante escolhi uma pagina ao acaso. Com grande expectativa, abri. Lá estava a minha resposta:
"SE ESTIVER SOZINHO, NÃO"

quinta-feira, junho 09, 2005

O que ando a jogar



Para bom entendedor meia palavra basta...

quarta-feira, junho 08, 2005

Ainda o sistema métrico



[de uma página do meu livro de fisica]

Did someone say..."inflamável"?



Deixo o resto a cargo da vossa imaginação...

terça-feira, junho 07, 2005

O Boneco

[Durante uma conversa que tive com um amigo de um amigo que me ensinava um desporto radical que envolve uma pessoa amarrar-se a uma ponte e saltar]



Eu - Hum, mas isso não é perigoso?
Ele - Epa, é, mas nós não somos malucos, mandamos sempre o Boneco primeiro!
Eu - O Boneco?
Ele - Sim, achas que eu me vou atirar de uma ponte sem saber se aquilo aguenta o meu peso?
Eu - Mas é tipo um saco de batatas com 80Kg, ou assim?
Ele - Não, pá, o Boneco é um gajo, ele é que é maluco dos cornos, e nós atiramos sempre o gajo primeiro!

sábado, junho 04, 2005

Enciclopédico

Vários autores consternados a possibilidade de uma violação do copyright internacional das enciclopédias - esse lóbi poderosíssimo - e temendo que eu me andasse a abarbatar sem dó do trabalho de outrém, alertaram-me para o facto de que o meu post sobre o Fleming parecia "tirado de um enciclopédia". Perante acusações tão gravosas como estas, tenho a dizer o seguinte:

DUUUHHH!!
(Penso que a resposta está ao nível.)

Parece-me EVIDENTE que se estou a fazer um post sobre a vida e obra de um nobel da medicina, e tirar essas coisas de uma enciclopédia, o resultado final não fica a parecer um episódio dos teletubbies.

DUUUHHH!!
(Nunca é demais repeti-lo.)

O sistema métrico

O sistema métrico, é usado por milhões de pessoas, mas praticamente ninguém sabe o que "é" ao certo e sobretudo penso que a maioria das pessoas (as normais, nomeadamente) não dão conta da comodidade que é passar de quilómetros para metros simplesmente acrescentando ou tirando zeros. Ora vejamos, quantos milímetros tem um quilómetro?
- Raciocínio óbvio: Um quilómetro tem 1000 metros, um metro tem 1000 milímetros.
1000*1000=1 000 000.

Uma trivialidade, faz-se de cabeça. Menos fácil seria calcular quantos segundos tem um ano:
- Raciocínio óbvio: Um ano tem 365(#) dias, um dia tem 24 horas, uma hora tem 60 minutos um minuto tem 60 segundos.
365*24*60*60=31 536 000.

Sou gajo para dizer que não fazia a segunda conta de cabeça.

Para não assassinar o que sobra da paciência dos meus leitores, vou simplesmente tentar desmitificar de onde vem as medidas que usamos todos os dias.
O metro (cujo nome deriva de grego metron(μετρον) e significa "medida") nasceu em França onde foi idealizado e adoptado em 1799 foi definido como uma decima de milionésima da distancia do equador ao pólo norte.Tudo o resto foi definido a partir daí:
  • Faz-se um quadrado com um metro de lado e chama-se um "metro quadrado".
  • Faz-se um cubo com um metro de lado e chama-se um "metro cúbico".
  • Para os pesos, usa-se a água: Um cubo com 0.1 metros de lado cheio de água, diz-se que tem um litro e pesa 1 quilograma (o quilo e o litro também são da altura).
A outra característica deste sistema é que cada unidade é 10 vezes maior que a anterior (um metro tem 10 decímetros, um decímetro tem 10 centímetros etc.), em vez de, por exemplo o sistema inglês onde uma milha tem 1760 (!) jardas, uma jarda tem 3 pés e um pé tem 12 polegadas, o que torna as conversões algo tão maçador que faz o boletim agrário parecer empolgante.


(#) A todos os cretinos que me desejem lembrar que o ano pode ser bissexto: não têm mais nada em que pensar?