terça-feira, maio 31, 2005

My God is Bigger Than Your God

I speak in the name of God
I speak in the name of that

white haired old man in the clouds.

Always a man

Dispensing lightening justice
from his fingertips.

Watching you
every second of the day,

just waiting
For you to fuck up...

James - God Only Knows (1990)

sexta-feira, maio 27, 2005

Scientifically o quê?

Li uma vez um livro de um autor americano chamado James Finn Garner, "Politically Correct Bedtime Stories", uma pequena sátira onde o autor se divertia a adaptar as famosas histórias de encantar da nossa infancia para tempos mais...modernos. Repleto de expressões e ideias politicamente correctas e "actuais", foi aí que li:
"Snow White took refuge with seven Vertically Challenged men."
Este termo "Challenged" sempre me fascinou, e foi daí que saiu o título deste blog. No fundo é uma maneira "moderna" de me referir a todas as pessoas (homens ou mulheres, de qualquer raça ou credo, todas merecedoras de igual respeito) para quem a estrutura do atomo não é uma trivialidade (mas que têm um valor intríseco e concerteza outras aptidões, cada um à sua maneira e eu sei respeitar isso). Scientifically Challenged=Sem formação cientifica. Pronto, está explicado.

quarta-feira, maio 25, 2005

É a velha máxima: "O governo governa, a oposição opõe-se"

Por acaso não é uma máxima, é uma frase estúpida que eu inventei qando tinha 11 anos, mas nunca me pareceu mais actual.

terça-feira, maio 24, 2005

Fleming

Diz o povo: "Quem procura sem encontrar, encontra sem procurar", uma frase que assenta como uma luva a Sir Alexander Fleming, que é conhecido por ter descoberto (por acaso) a penicilina, pela qual dividiu o Nobel da medicina em 45 com Chain e Florey.
Depois de se formar em medicina, Fleming começou a pesquisar no campo da imunologia. Mais tarde, como médico do exército durante a Primeira Guerra estudou as infecções de feridas e notou que muitos dos anti-sépticos causavam maiores danos ao corpo do ferido que à própria infecção. Apercebeu-se então da necessidade de uma substancia que combatesse as bactérias sem causar danos significativos às células humanas.
No fim da guerra Fleming voltou à carga. Os seus laboratórios eram habitualmente muito desarrumados, o que veio mais tarde a jogar em seu favor. Em 1928, enquanto tentava por ordem na casa, encontrou uma série de culturas bacterianas há muito esquecidas, uma das quais ficou exposta ao ar e foi contaminada por uma espécie de bolor, à volta do qual havia um halo transparente. O seu olho treinado não deixou escapar esse pormenor e compreendeu que as células bacterianas estavam mortas ou a morrer por estarem em contacto com a colónia de fungos. Nascia assim a penicilina.

O meu avô, que certamente sabia esta historia um dia abriu um frasco de doce antigo que estava com uma camada de bolor por cima. Sem hesitar espetou uma faca e mexeu tudo vigorosamente. A quem viu esta cena justificou: "deixa estar, filho, é penicilina!"

segunda-feira, maio 23, 2005

Edison

Se algum dia for abordado na rua e um repórter da tvi me perguntar "o que é que acha dos novos outdoors do clix?" Eu vou dizer "acho mal!"

Não sei se já viram os novos outdoors do clix. Não sendo um expert em publicidade (agora que penso, acho que não sou um expert em nada de nada) penso que a ideia subliminar daqueles anúncios é dizer que o clix teve uma ideia brilhante, um breakthrough tal como outros génios de outrora. Assim sendo aparece "Darwin" com uma imagem evocativa da teoria da evolução (um macaco, suponho), "Edison" com, inevitavelmente, a imagem de uma lâmpada, etc.
Ora isto não está correcto. Ao contrario do que muitos pensam, Edison não inventou a lâmpada. O que ele fez na realidade foi melhorar a lâmpada de forma a torna-la comercialmente viável. A grande questão (mas não a única) era o filamento. O filamento é aquele "W" que fica brilhante quando ligamos a lâmpada. (quando era pequeno fazia uma brincadeira que era assim: olhava muito de perto para um lâmpada acesa e depois piscava os olhos muitas vezes e ainda conseguia ver o tal "W" - o filamento, lá está!) Os filamentos na altura de Edison não duravam tempo suficiente para serem comercialmente viáveis (fundiam muito rápido). A grande descoberta de foi o material de que é feito esse mesmo filamento, o volfrâmio.
O que muito boa gente (gente que pode inclusivamente ser levada em erro pelos outdoors do clix) não sabe é que a descoberta do volfrâmio como material de eleição para lâmpadas não foi uma ideia brilhante, de um momento "Eureka". Foi sim o resultado de trabalho árduo da parte de Edison e dos seus empregados. Ele limitou-se a queimar (literalmente) dezenas de milhar de materiais até encontrar um que durasse um tempo razoável sob a acção de uma corrente. De resto, foi Edison quem cunhou a frase "Um génio é feito de 1% de inspiração e de 99% de transpiração", uma frase que o caracterizava: costumava trancar-se com os seus empregados no laboratório e decretar que ninguém saía até determinado trabalho estar terminado. Era muito respeitado porque era ele próprio o exemplo vivo do trabalho árduo que exigia aos seus empregados. Outra frase menos conhecida de Edison (mas que gosto muito mais) é a resposta que deu a um jornalista que lhe perguntou se, depois de ter fundido mais de 10000 materiais não se sentia desanimado. Resposta: "Antes pelo contrário, descobri 10000 maneiras de não fazer uma lâmpada!"

A verdade é que por detrás de uma grande ideia está sempre muito trabalho, mesmo em casos em que isso não é evidente (estou-me a lembrar de Fleming, que descobriu a penicilina por acaso). Mas isso já é outra história.

sábado, maio 21, 2005

Mulher louca de tesão libera geral e marido furioso vê tudo

Odeio reality shows.

quinta-feira, maio 19, 2005

O problema de começar um blog

O problema de começar um blog é o pretensiosismo inerente. Começar um blog implica pensar que se tem alguma coisa para dizer, e que se espera ter alguém para ouvir. Criar um blog é bastante mais pretensioso que ligar para o Fórum TSF a criticar a arbitragem do Beira-mar x Penafiel, porque com um blog proponho-me a faze-lo várias e repetidas vezes, sempre com interesse (or what's the point?). Ao começar um blog eu estou a dizer ao mundo: "Tenho tanta coisa para dizer que vou criar uma pagina na Internet só para o efeito."
Bem-vindos
!